terça-feira, 22 de março de 2011

Doe sangue

O Diretório Universitário de Cinema e Animação, aproveitando o início das aulas e o tradicional trote aos novos alunos da Ufpel está organizando o Trote solidário dos cursos de cinema!

O Hemocentro da cidade está necessitando urgentemente de doações de sangue e o DUCA, em contato com o Hemopel, agendará vans que buscarão os alunos interessados em fazer a doação no IAD, levando-os e os trazendo de volta ao prédio. O aluno que quiser também poderá efetuar no hemocentro o cadastro de medula óssea.

Quem deseja doar, porém ainda não deu seu nome aos integrantes do DUCA, pode fazê-lo por e-mail (ducaufpel@gmail.com).

O Diretório voltará nas turmas nos próximos dias para confirmar dias e horários em que as vans estarão agendadas para o curso.

As informações abaixo estão disponíveis no endereço http://www.hemocentro.rs.gov.br/hmc3.php?id=oqueepreciso e são recomendações e restrições ao doador:

O que é preciso para doar
·                     Estar em boas condições de saúde
·                     Levar documento oficial de identidade com foto
·                     Ter entre 18 e 65 anos 11 meses e 29 dias
·                     Pesar 50 Kg ou mais
·                     Alimentar-se bem, porém sem alimentação gordurosa
·                     Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
·                     Não ter fumado nas 2h anteriores à doação
·                     Não ter tomado antibiótico nos últimos dias antes da doação
·                     Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação
Impedimentos Temporários
·                     Gripe ou febre
·                     Gravidez
·                     90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
·                     Tatuagem ou acumpuntura nos últimos 12 meses
·                     Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)
Impedimentos Definitivos
·                     Doença de Chagas ou Malária
·                     Hepatite após os 10 anos de idade
·                     Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV
·                     Uso de drogas injetáveis

Alunos e professores já estão aderindo a campanha! Doe sangue também!

Contato do Hemopel: (53) 3222 3002
Siga o Hemopel no Twitter http://twitter.com/#!/hemopelotas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cinecluble Zero 3 realiza seleção de curtas


Entrando no seu segundo ano de exibições e discussões de filmes, o Cineclube Zero 3, fruto de um projeto de extensão de alunos do curso de Cinema da UFPel, abrirá novamente as portas no mês de Abril.

Neste ano o Cineclube contará com uma novidade: como forma de incentivar a produção de qualidade dos alunos, o Zero 3 realizará uma seleção de curtas que serão exibidos sempre na ultima sessão do mês.

Qualquer aluno poderá inscrever seu curta, basta entregá-lo no Colegiado de Cinema (IAD, sala 301) até o dia 25 de abril. A seleção será feita por professores convidados.

Está aí mais uma oportunidade de exibição de seu trabalho para o público! Inscreva-se!

Saiba mais sobre o projeto: http://iad.ufpel.edu.br/cineclube/

Dúvidas: zero3cineclube@gmail.com Ou com os organizadores do cineclube

quinta-feira, 10 de março de 2011

Recepção animada para os alunos dos Cursos de Cinema

Com o início do ano letivo na UFPel no dia 10 de março, professores do colegiado de Cinema e o Diretório Acadêmico de Cinema e Animação - DUCA - prepararam eventos de recepção para os alunos que estão começando ou retornando às aulas.

- Quinta-feira, 10 de Março

Nesta quinta, às 19h, os professores, juntamente com os membros integrantes do DUCA, estarão recebendo os estudantes no auditório do IAD para um Aulão de integração.

Além de uma recepção inicial para os Bixos de 2011, serão apresentados os cursos e os professores juntamente com o alunos integrantes do Cineclube ZERO3, que falarão do projeto. O DUCA se apresentará oficialmente para os alunos, falando sobre os projetos para o ano, sobre a cidade e a UFPel e ainda serão exibidos alguns curtas-metragens, fruto de trabalhos de alunos dos demais semestres.

- Sexta-feira, 11 de Março

Os alunos dos cursos de Cinema da UFPel serão recebidos neste início de ano letivo  com mais um evento:  a exibição  de dois filmes que introduzem o espectador no universo audiovisual. O primeiro é o documentário canadense Processo Criativo: Norman McLaren e o segundo é a  ficção brasileira Celeste & Estrela. O programa tem como foco principal os alunos que estão ingressando na universidade, mas é aberto à comunidade em geral, pois são produções que dialogam com todo tipo de público. Os filmes serão exibidos em formato DVD e contarão com a apresentação dos professores dos cursos.


Processo Criativo: Norman McLaren (The Creative Process, Canadá, 1990, 52min), de Donald McWilliams mostra  o processo de trabalho do o pai da animação canadense, que é considerado o maior cineasta experimental de todos os tempos e o “gênio da animação”.

Celeste & Estrela (Brasil, 2005, 96min), de Betse de Paula, é uma comédia que tem como cenário Brasília e como tema o próprio cinema. Celeste, vivida pela premiada atriz Dira Paes, é uma realizadora de curtas que tenta dirigir seu primeiro longa-metragem. As dificuldades para conseguir recursos para a produção, contadas com muito humor, geram de imediato uma identificação com todos aqueles que sonham em fazer cinema.

O que: Recepção Animada
Quando:  11 de março, sexta-feira, 19h
Onde:
Auditório do Instituto de Artes  (IAD) – UFPel (Alberto Rosa, 62)
Evento gratuito.



ATENÇÃO: o DUCA gostaria de lembrar aos alunos que nestes dois dias não haverá aula em nenhum turno, pois estes estão reservados somente aos eventos de recepção.


Um ótimo início de aulas a todos!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Esclarecimentos sobre as reopções

Devido ao grande número de alunos que ainda têm dúvidas quanto à reopção para o novo currículo de Cinema e Audiovisual, o DUCA entrou novamente em contato com a Coordenadora Lanza Xavier para esclarecer a questão e informar aos estudantes interessados.

1)      Quanto às Vagas:

Será 10 o número de vagas oferecidas em todas as disciplinas do novo currículo de Cinema e Audiovisual para alunos da turma de Cinema de Animação/2010. A Coordenação chegou à esse número depois de um levantamento feito na turma durante o ano de 2010 onde foi contabilizado a quantidade de alunos interessados na reopção.

Contudo, a Prof.ª Lanza realça que o número é uma estimativa e tranquiliza os demais alunos afirmando que o colegiado poderá ofertar mais vagas em determinadas disciplinas caso se faça necessário.

2)      Quanto as Turmas

Turma de Cinema de Animação/2010 Estes alunos estarão voltando totalmente ao primeiro semestre -  quase em equivalências  -  por isso a demanda de vagas em todas as disciplinas, de acordo com o número de alunos interessados na reopção na data do levantamento.

Demais Turmas  – Deverão procurar o colegiado do curso somente a partir do primeiro dia de aula para se informar sobre suas equivalências e saber em quais disciplinas precisarão se matricular neste primeiro semestre. A Coordenação salienta que cada caso será avaliado, que estes alunos, devido às matérias já cursadas anteriormente, precisarão fazer a matrícula para um número muito reduzido de disciplinas no primeiro semestre e estas vagas podem ser oferecidas à medida que for necessário.

A Prof.ª Lanza informa que o colegiado está considerando listas diferentes para cada ano, visto que estão em diferentes níveis de evolução, logo terão necessidades e demandas de matrícula distintas.

3)      Quanto às Listas de alunos

As listas com os nomes dos alunos que demonstraram interesse na reopção estão salvas no colegiado e poderão ser acessadas a partir do primeiro dia de aula, dia 10 de março.

4)      Quanto à Matrícula

A partir do primeiro dia de aula deste semestre os alunos poderão procurar o colegiado.  As matrículas nas disciplinas do currículo de Cinema e Audiovisual serão feitas no período de Matrícula Especial do calendário acadêmico da Ufpel.

O calendário está disponível no endereço 
http://www.ufpel.edu.br/alunos/calendarios/calendario_2011.pdf


Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail do DUCA (ducaufpel@blogspot.com) 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DUCA se reúne com Professores

No dia 14 de janeiro, integrantes do Diretório Acadêmico de Cinema e Animação reuniram-se com professores do colegiado para discutir novos projetos para 2011 e levar à Coordenação questões de interesse dos alunos e do Diretório.

Dentre os professores presentes estava a coordenadora do curso, Lanza Xavier, e os professores Guilherme da Rosa, Alexandre Maschio, Carla Schneider e Gerson Leme.

A data em que ocorrerá o CIANIMA 2011 foi confirmada para a semana dos dias 26 de setembro a 01 de outubro e já entrará para o calendário letivo dos cursos.

Para o início deste semestre letivo, foi discutida com os professores a realização de uma aula inaugural aberta à comunidade no dia 10 de março. A aula contará com exibição das produções dos alunos do curso, apresentação dos professores, da coordenadoria do DUCA, além de apresentação da Ufpel e da cidade para os novos alunos e servirá como integração das turmas. A organização da aula inaugural e sua programação ficou sob responsabilidade da Prof.ª Carla Schneider, junto ao DUCA. Qualquer sugestão pode ser enviada para o e-mail ducaufpel@gmail.com

Uma das reivindicações levadas à reunião foi referente ao constante mau uso dos equipamentos audiovisuais que o curso dispõe e a falta de manutenção dada a eles durante o semestre. Por conta disso, por diversas vezes equipamentos tiveram que sair de utilização ou prejudicaram o trabalho dos alunos. Para diminuir os danos por má utilização a Prof.ª Lanza Xavier assegurou que o novo currículo de Cinema e Audiovisual terá no 1º semestre uma disciplina de dois créditos semanais inteiramente destinada ao assunto, chamada “Operação de Equipamentos Audiovisuais”. Além da turma com 25 vagas destinada aos novos alunos, foi criada também outra turma com mais 20 vagas para que os estudantes de outros anos possam cursar a matéria.

A disciplina será ministrada ao longo do semestre por vários professores do colegiado e cada um apresentará aos alunos os equipamentos que o curso dispõe na sua área, ensinando-os a manusear corretamente.

Além da orientação na disciplina, os Professores garantiram que conversarão com os técnicos do laboratório para que aumentem a manutenção dada aos equipamentos, inclusive fazendo melhor uso dos materiais que foram entregues pelo DUCA ao laboratório em 2010, como o kit de limpeza de lentes e fitas de limpeza de cabeçote, e admitiram que deverá ser feita uma maior fiscalização na retirada e entrega dos equipamentos. O DUCA também sugeriu que fosse criada uma ficha de reclamações, onde os alunos pudessem declarar por escrito ao colegiado se houverem retirado algum equipamento danificado, trocado ou com qualquer irregularidade. Como parte deste processo, o DUCA irá tentar, junto aos professores, fazer uma reforma no sistema de empréstimo  a fim de otimizar a retirada dos equipamentos.

O Diretório levou à reunião questões referentes ao novo curso de Cinema e Audiovisual, à reopção e às grades curriculares. O Prof.º Guilherme da Rosa está realizando a reforma e atualização do site dos cursos e ambas as grades já estão disponíveis para consulta no endereço www.iad.ufpel.edu.br/cinema

A Profª Lanza Xavier garantiu que o curso será, sem possibilidade de mudança, em turno Integral devido à grande falta de espaço pela qual está passando o prédio, o que dificulta o arranjo de horários nas salas. A Prof.ª afirmou que os alunos matriculados devem estar cientes que poderão ter aulas nos três turnos e ter esta disponibilidade.  Em contrapartida, garantiu que os professores tentarão, na medida do possível, concentrar as aulas nos turnos da tarde e da noite, mas que nem sempre isto será possível.

A reopção para o curso de Cinema e Audiovisual no sistema ocorrerá somente em 2012, porém já neste semestre serão destinadas vagas nas disciplinas correntes aos alunos que demonstraram interesse na troca de curso quando o levantamento nas turmas foi feito. Segundo a Prof.ª Lanza, somente 10 alunos demonstraram interesse na reopção e estas serão as vagas disponibilizadas neste ano nas disciplinas. Quem for reoptar deverá cursar normalmente as disciplinas da grade e solicitar a reopção em 2012 quando o curso estará no sistema do DRA.

Atenção: os alunos que desejam trocar e não demonstraram interesse na troca de curso quando foi feito o levantamento deverão entrar em contato com a Prof.ª Lanza o mais rápido possível.

Discutiu-se a possibilidade de troca na grade do primeiro e segundo semestres do curso de Cinema de Animação, entre as disciplinas de História do Cinema (4 créditos) e História da Animação (2 créditos) . A reivindicação dos alunos era de que fosse feita a troca da disciplina de História do Cinema para o segundo semestre e História da Animação para o primeiro, visto que o foco do curso é em animação. A troca na grade não poderá ser realizada este ano, porém a Prof.ª Lanza irá conversar diretamente com a Prof.ª Ivonete Pinto, que ministra as duas disciplinas, para que comece a História do cinema com uma base de animação. O DUCA acompanhará o processo nos próximos semestres junto aos novos alunos e repassará aos professores se houverem melhoras no aprendizado.

A partir deste semestre o Instituto de Artes e Design (IAD) passará a se chamar Centro de Artes devido à integração dos centros proposta pela reitoria no ano passado. Segundo os professores, a reforma interna do prédio que estava prevista para janeiro deste ano não ocorrerá mais, além da troca de salas que já foi feita semestre passado. Em reunião com o Diretor do prédio, Prof.º Lauer Santos, perceberam que o ganho de espaço com a reforma seria pouco comparado ao gasto da obra e poderia atrapalhar o início das aulas em março e estão em aguardo da construção do novo prédio. O DUCA entrará em contato com o Prof.º Lauer para ver a possibilidade de uma sala ser doada ao cinema, tanto para uso do Diretório, quanto para uso e convivência dos alunos que passarão a estudar em turno integral, além de poder ser usada livremente para gravações.

O Prof.º Guilherme da Rosa ainda repassou ao DUCA uma relação dos equipamentos que foram pedidos pelo colegiado e chegaram ou estão à caminho:

QTD
EQUIPAMENTO
STATUS
1
Ilha de edição Mac Pro
Está na Ufpel aguardando transporte. Ficará na sala 316 juntamente com outro Mac para edição e um PC com deck destinado somente à captura (que não será mais feita nas câmeras)
15
Computadores MAC
Estão na sala 207, aguardando da reitoria a instalação elétrica e do ar-condicionado.
1
Conversor de áudio M-Áudio
Substituto do que chegou em 2010 e foi danificado. Está a caminho.
2
HVX-200 full HD
Estão na estão na reserva técnica da sala 108 e só saem com agendamento do técnico Everton Maciel.
1
HVR HD1000
Está na reserva técnica da sala 108 à disposição dos alunos.
1
Steady-Cam para câmeras leves
Um volume está na sala 108 e o outro aguarda transporte e chegará junto com a Ilha de edição. Só sairá com o agendamento do técnico.
5
Kit´s de iluminação 4 fresneis
O fornecedor ficou de despachar em janeiro na Ufpel. Os professores estão em contato.
1
Kit de iluminação 2 abertos
Idem acima.
3
Kit´sFiltros para cameras HDV objetiva 72mm
Estão na reserva técnica da sala 108.
2
Filtros UV para objetiva 82mm
Estão na reserva técnica da sala 108.
1
Conversor para grande angular objetiva 72mm
Estão da Ufpel aguardando transporte e chegarão junto com a Ilha.
4
Objetivas 18-55 para cameras EOS Canon
Estão na sala 203.
8
Cartões de memória compact-flash e sdhc 8GB
Estão na sala 203.
*Alguns equipamentos não estarão disponíveis para empréstimo e ficarão condicionados ao uso dentro do prédio.

Mais equipamentos foram pedidos em 2010 e estão em processo e o Diretório repassará aos alunos assim que tiver a lista completa.

A reunião com os professorea teve duração de 3h e alguns assuntos ainda ficaram de fora e foram adiados para a próxima. A lista completa dos Projetos para 2011, você confere EM BREVE na página PROJETOS aqui no Blog.

Dúvidas e sugestões de assuntos a serem levados em reunião podem ser enviados para o nosso e-mail, ducaufpel@gmail.com. Sigam o perfil do DUCA no Twitter (@ducaufpel) e fiquem por dentro das atualizações do blog e as notícias do diretório e dos cursos!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Curso Apreciação de Produtos Audiovisuais

Apreciação de produtos audiovisuais é o nome do curso que a graduação em Cinema da UFPel oferece à comunidade neste verão.

Durante uma semana, os participantes conhecerão mais detalhes e curiosidades de diferentes áreas e processos de criação de produtos audiovisuais variados, com o objetivo de desenvolver o debate e a apreciação crítica e reflexiva.

Os responsáveis pelo curso são os professores do curso de Cinema Gerson Rios Leme e Carla Schneider, que têm em seu currículo produções audiovisuais que incluem animação, Vts publicitários, curtas e longas metragens.

Qualquer pessoa pode se inscrever, basta gostar de cinema.


O que: Curso Apreciação de Produtos Audiovisuais.
Quando: 07 a 11 de fevereiro, das 9h às 12h
Inscrições: 24/01 a 07/02 /2010
Onde: Centro de Artes da UFPel - IAD (Alberto Rosa no. 62, sala 106, fone: 3284-5514)Valor: R$ 30,00


VAGAS LIMITADAS

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Matrículas amanhã

Os candidatos aprovados no ENEM 2011 para os cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação na Ufpel terão amanhã, dia 28/11, o período para Matrícula na Universidade.

De acordo com o Cronograma, os alunos aprovados nos cursos de Cinema terão das 8h as 12h para efetuarem suas matrículas no Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas, situado na Rua Gomes Carneiro nº 1 no Centro de Letras e Comunicação, sala 6. (GoogleMaps)

Atenção bixos: As matrículas para estes dois cursos somente poderão ser efetuadas nesta data e horário estipulados no cronograma.

O candidato deve entregar amanhã, no ato, a ficha de cadastro disponível no site www.ufpel.edu.br/alunos. Ela deve estar impressa e assinada e ser entregue junto com o restante dos documentos necessários.

O Cronograma de Matrículas completo, a lista de documentos e mais informações sobre a matrícula estão disponíveis no endereço www.ufpel.edu.br/alunos/editais/edital_02_2011_ret.pdf

Para os alunos dos demais semestres, a solicitação online das disciplinas ocorrerá do dia 10 ao dia 20 de fevereiro pelo site do sistema acadêmico da Ufpel(http://db2.ufpel.edu.br/extranet/consultas-alunosufpel/)


IMPORTANTE

Membros do DUCA - Diretório Universitário de Cinema e Animação - estarão presentes amanhã a partir das 8h no local das Matrículas para auxiliar e tirar dúvidas dos novos alunos!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resultado das eleições 2010 do DUCA

A Comissão Eleitoral (COE), na noite de ontem (terça-feira, 15/12), após o encerramento das votações, fez a contagem dos votos para a eleição da chapa que assumirá a gestão 2011 da Coordenadoria do Diretório Universitário de Cinema e Animação (DUCA).

Relembramos que apenas a Chapa 1 - Super 8 foi candidata, portanto os alunos deveriam votar em SIM (para esta chapa ser eleita) ou NÃO (para que esta chapa não fosse eleita). O resultado das eleições foi:

SIM - 53
NÃO - 1
Brancos - 1
Nulos - 1

Total de votos: 56

Parabenizamos a gestão eleita e lembrar que no início do próximo semestre a COE fará a respectiva ata de posse.

Assinam este comunicado os membros da COE:
Gustavo Severo Dalla Costa
Thales Cézar Castro
William Bandeira Rodrigues

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COE antecipa dias das eleições

A Comissão Eleitoral (COE) antecipou as datas das eleições para a Coordenadoria do DUCA para hoje (segunda, 13/11) e terça 14/11. 

A mesa de votação estará posta no hall de entrada do IAD antes das aulas noturnas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chapa única concorre às eleições do DUCA

A Chapa 1 - Super 8 foi a única chapa inscrita para o processo eleitoral da gestão 2011 da Coordenadoria do Diretório Universitário de Cinema e Animação - DUCA.

Conforme determina a Comissão Eleitoral:
- O período de campanha compreende de 10/12 (sexta-feira) a 13/12 (segunda-feira). A chapa não poderá utilizar os meios de comunicação oficiais do DUCA para campanha;
- A eleição será feita durante as noites de 14/12 e 15/12 (terça e quarta-feira);
- Como há chapa única, a eleição será para SIM ou NÃO (ou seja, se a chapa única deve ser eleita ou não).
- Serão respeitadas as regras determinadas no Estatuto do DUCA para dar andamento às eleições.


Nominata da Chapa 1 - Super 8:
Coordenação Geral
Ana Luísa Monteiro Correard
Eduardo Rodrigues de Souza

Coordenação de Cultura e Eventos
Diego Pinheiro Urrutia
Geisi Xavier Funes
Marcelo Ribas Vesantera
Natália Meggiato Cabral

Coordenação de Comunicação e Intercâmbio
Isadora Ebersol
Tatiana Mitiko Sato

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Eleições para o DUCA estão chegando

Na noite desta segunda-feira (06/12/2010), alunos se ofereceram para compor a Comissão Eleitoral (COE) que tratará de organizar e controlar o processo eleitoral para a nova Coordenadoria do Diretório Universitário de Cinema e Animação (DUCA), entidade representativa dos estudantes dos cursos de Cinema e de Animação da UFPel.



A COE é formada pelos seguintes alunos:
Gustavo Dalla Costa (Cinema e Animação, 2008)
Thales Castro (Cinema e Animação, 2008)
William Bandeira Rodrigues (Cinema e Animação, 2008)

Reunidos na mesma noite, os membros da COE deliberaram que quinta-feira, 09/12/2010, às 23h59min é o prazo máximo para inscrição de chapas que concorrerão à Coordenadoria do DUCA para o ano de 2011.
A inscrição deverá conter nominata da gestão, ou seja, o nome de todos os alunos com seus respectivos números de matrícula e coordenações a qual farão parte, além do nome da chapa. A inscrição pode ser feita com qualquer um dos membros da COE ou através do correio eletrônico: ducaufpel@gmail.com.

Mais detalhes para as eleições do DUCA, confira este blog nos próximos dias.

domingo, 21 de novembro de 2010

Abertura da CIANIMA 2010 nesta segunda!




A CIANIMA 2010 - Primeira Semana Acadêmica de Cinema e Animação - começa suas atividades amanhã (segunda, 22/11). Confira os avisos abaixo.





INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Quem perdeu as inscrições, agora pode fazer até 23/11 (terça). O local de inscrição continua sendo o Núcleo de Extensão e Divulgação do IAD e o horário é das 8h às 17h. Quem se inscrever na segunda (22/11) terá seu nome incluído nas listas de presenças a partir de terça (23/11). Quem se inscrever na terça (23/11) terá seu nome incluído nas listas de presenças a partir de quarta (24/11).


PRIMEIRAS OFICINAS

Às 8:30 começam as oficinas de Stop Motion e Maquiagem de Efeitos Especiais. Não durmam no ponto, inscritos!

Nesta primeira manhã, estas duas oficinas acontecerão nas seguintes salas do IAD:
Sala 304 - Maquiagem de Efeitos Especiais
Sala 314 - Stop Motion

Nas demais manhãs da semana,  elas acontecerão nas salas previstas na programação:
Sala da 208 - Maquiagem de Efeitos Especiais
Sala da CEAU - Stop Motion

Lembrando que terça pela manhã nenhuma das duas acontecerá, devido à exibição dos curtas de animação do projeto AnimaTV, da TV Cultura, no Auditório do IAD.

Além disso, o material de uso das oficinas está incluso, não precisa ser comprado separadamente.


PRIMEIRA EXIBIÇÃO

Às 9:30, no Auditório do IAD, a primeira exibição do Ciclo de Metacinema da CIANIMA, com "Saneamento Básico, o Filme", de Jorge Furtado. Não perca!


PRIMEIRA PALESTRA

Às 15:30, no Auditório do IAD, será feita a Abertura Oficial do evento e logo depois, a Okna Produções, de Porto Alegre, apresentará alguns de seus trabalhos com posterior debate com o público.


AULAS DOS CURSOS DE CINEMA E DE ANIMAÇÃO

Atenção alunos dos cursos de Cinema e Animação e Cinema de Animação da UFPel: haverá aula normal nas noites de segunda (22/11) e terça (23/11). Não haverá aula nos demais dias da semana.


FESTA DE ENCERRAMENTO DA CIANIMA 2010

Som de DJ Cris
Dia: 27/11, sábado
Hora: Pós 23 horas
Local: Galpão do Rock (José do Patrocínio, nº 8)
Preço: R$ 5,00 ingressos antecipados no Papuera Bar (Rua Alberto Rosa, nº 51, em frente ao IAD), com alunos do curso de Cinema e de Animação da UFPel e com a equipe de organização da CIANIMA.
Inscritos na CIANIMA tem desconto no ingresso pra festa!
Quem vender 10 ingressos, entra DE GRAÇA na festa!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Inscrições pra CIANIMA 2010 encerram nesta sexta

Atenção! As inscrições para CIANIMA 2010 - Primeira Semana Acadêmica de Cinema e Animação - encerram amanhã, 19/11!

O NED, Núcleo de Extensão e Divulgação do IAD (Rua Alberto Rosa, nº 62, sala 106), estará realizando amanhã as inscrições pra CIANIMA das 8h às 17h! Todos os detalhes do evento você confere no site oficial: www.ufpel.edu.br/iad/cianima.

E você que ainda tem dúvidas se realiza sua inscrição ou não, aí vão algumas dicas:

- O maior investimento da CIANIMA está em trazer profissionais de Cinema e de Animação de fora de Pelotas para as palestras e mesas de debate. Além dos locais, estão confirmados 10 convidados de outras cidades, tanto do Rio Grande do Sul quanto de outro Estado.

- A arrecadação feita nas inscrições será revertida para cobrir as despesas da CIANIMA. Entretanto, todo valor que restar líquido estará depositado em conta da FAU (Fundação de Apoio Universitário), porque por ser um projeto de extensão cadastrado na UFPel, todos os gastos deverão ser em favor de projetos (como a própria CIANIMA) ou de materiais que sejam úteis aos cursos ao qual o projeto está vinculado e é a Fundação quem faz este controle. Resumindo, tudo que sobrar será investido na compra de equipamentos e materiais para os cursos de Cinema e de Animação da UFPel ou em projetos futuros.

- O DUCA já promoveu no primeiro semestre deste ano um projeto de extensão com o nome Qualificação para Ferramentas de Pós-Produção Audiovisual, que ficou conhecido por Curso de Motion Graphics. O curso encheu duas turmas (tanto de alunos universitários quanto da comunidade) em apenas dois dias de inscrição. O valor de inscrição da CIANIMA é o mesmo que foi neste curso e mais: este curso está na programação da CIANIMA, com caráter de oficina e de forma intensiva, mas junto com diversas outras atividades, tudo pelo mesmo valor de inscrição.

- Quem está inscrito, como explica o site da CIANIMA, está garantindo que receberá um certificado de participação. Este certificado vai conter todas as atividades que a pessoa realizou durante a CIANIMA (palestras, mesas de debate, oficinas e exibições), sendo um importante documento para o seu currículo.

- A CIANIMA se estende à ideia de Semana Acadêmica e visa atingir o público em geral que gosta de Cinema e de Animação e deseja conhecer um pouco mais sobre estas áreas. Toda a programação, com exceção das oficinas, são abertas ao público não pagante, mas apenas os inscritos ganharão certificado.

- Além disso, quem está inscrito poderá ganhar 40 horas extracurriculares se participar de no mínimo 8 das 17 atividades. É uma grande quantidade e variedade de opções para você participar, em 6 dias de evento.

- A CIANIMA conta com a parceria de diversas entidades, seja na produção, seja na divulgação do evento, como por exemplo, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC), Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCRS), Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e o projeto AnimaTV da TV Cultura.


Não deixe de participar da CIANIMA 2010!

E você que ainda vai realizar sua inscrição, não perca mais tempo! É até amanhã!