quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assembléia Geral da Comunidade Acadêmica da UFPel

A comunidade Acadêmica da UFPel passa por um período de grande manifestação contra a reitoria, que já não era sem tempo. As condições estruturais da Universidade Federal de Pelotas, que há muito já estavam precárias, vêm piorando ano a ano, principalmente após o Reitor aderir ao Projeto REUNI do MEC e a UFPel começar a "crescer" de maneira desproporcional a melhoria efetiva da estrutura.

A  situação precária enfrentada em todos os cursos, superlotados e com falta de professores, equipamentos, estrutura física adequada e até mesmo elementos básicos como água potável e iluminação culminou em manifestações e reivindicações que foram contraditas pelo Reitor César Borges em entrevistas em que ele afirma que os alunos estão mentindo, pois "a UFPel vai muito bem".

Contra o descaso da reitoria em relação às reivindicações mais que urgente de todos os alunos em uma situação extrema, o Ato Público da quinta-feira passada,  26 de maio, reuniu quase 300 estudantes que ocuparam a reitoria durante a quinta e sexta-feira, dia 27 quando, por ordem judicial, foram obrigados a desocupar o local e saíram pacificamente, sem qualquer ato de violência. O movimento teve repercussão nacional e apoio de estudantes e DCEs de várias universidades.

Porém a comunidade acadêmica não desistiu após a desocupação da reitoria e após grande mobilização em todos os campis esta semana, pretende reunir um número máximo de estudantes, professores e comunidade em geral na Assembléia Geral da Comunidade Acadêmica que irá acontecer nesta quinta-feira, 2 de junho, as 18h na sede da ASUFPEL, localizada na Rua XV de Novembro, nº 262.

A Assembléia tem como pautas, avaliação das mobilizações realizadas na UFPEL e das respostas da administração central a elasposicionamento e planejamento de ações conjuntas para o próximo período.

DUCA apoia o movimento, pois conhece de perto a falta de estrutura que o próprio curso de cinema enfrenta, e irá passar nas turmas e levar a reunião de colegiado dos cursos o abaixo-assinado que visa colher assinaturas de alunos, professores e funcionários em apoio às manifestações e reivindicações já entregues ao Reitor da UFPel.

**Todos os alunos ainda podem mandar reivindicações, relatos, videos e fotos de problemas no seu curso e na UFPel para o e-mail ufpelnarua@gmail.com e contribuírem para as manifestações e buscas de melhoria.

Este vídeo, de autoria do aluno de Cinema e Animação Bernardo Turella registrou as manifestações da semana passada e depoimentos de alunos de diversos cursos sobre suas reivindicações.

___________________________________________
Assembléia Geral da Comunidade Acadêmica da UFPel
Amanhã - Quinta-feira dia 2 de junho
18h na sede da ASUFPEL

Nenhum comentário: