quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dia Internacional da Animação

É com muito prazer que mais um ano temos a oportunidade de realizar, na cidade de Pelotas, a mostra do Dia Internacional da Animação.

Neste ano chegamos à 8ª edição deste evento que leva a animação para todas as partes do país. Organizado no Brasil desde 2002 pela ABCA - Associação Brasileira de Cinema e Animação, a mostra acontece simultaneamente em centenas de cidades brasileiras e em mais de 30 países.


Pelo quinto ano seguido, a cidade de Pelotas fará parte do Dia Internacional da Animação. O evento é organizado pelo Diretório de Cinema e Animação (DUCA), entidade que representa os estudantes dos cursos de Cinema e Animação, Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento tem como objetivo levar ao maior número de pessoas, não apenas estudantes de cinema, conhecimento e cultura, através do cinema de animação e conta com uma programação diversificada.

No dia 28 de outubro, sexta-feira, a Mostra Oficial  do DIA será realizada às 19h30, no Auditório do Centro de Artes (R. Alberto Rosa, 62). A entrada é franca.


As Mostras Paralelas do Dia Internacional da Animação ocorrerão esta semana em diversas escolas da cidade. Abaixo, a o cronograma das mostra infantil e mostra para deficientes do DIA em Pelotas:


Mostra Infantil
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Daura Ferreira Pinto
Endereço: Rua Alfredo Theodoro Dorn, s/n, Vila Princesa
Dia: 24 de outubro, segunda-feira
Horário: manhã e tarde


Mostra Para Deficientes Auditivos e Visuais
Local: Louis Braille - Escola de educação especial
Endereço: Rua Andrade Neves, 3084, Centro
Dia: 25 de outubro, terça-feira
Horario: 15:30

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Morro do Céu no Zero 3 e bate-papo com o diretor Gustavo Spolidoro

Nesse sábado, o cineclube Zero 3 dá continuidade ao seu ciclo do mês focado no cinema brasileiro e seu retrato da juventude atual. Após exibir Antes que o Mundo Acabe e Os Famosos e os Duendes da Morte, chegou a vez do documentário Morro do Céu, que também retrata a juventude no interior do Rio Grande do Sul. Dirigido pelo gaúcho Gustavo Spolidoro (de Ainda Orangotangos) que se faz invisível por trás da câmera ao acompanhar seu protagonista, Bruno Storti de 16 anos. Morador da pequena Morro do Céu, localidade da serra gaúcha sob influência da imigração italiana, Bruno torna-se o emblema de um ritual de passagem para a vida adulta. Está no limiar dela, com todas as suas incertezas e paixões de adolescentes. Assim como Desassossego, que será exibido no próximo dia 29, o filme de Spolidoro faz parte do projeto Sessão Vitrine que leva o novíssimo cinema brasileiro para as principais capitais e agora também a Pelotas através do Zero 3. 
A sessão de Morro do Céu é especial, já que contará com a presença do professor dos cursos de Cinema da UFPel, Guilherme da Rosa, que recentemente publicou texto sobre o filme na Revista Orson. Completando, o diretor Gustavo Spolidoro estará presente via chat para debater com os presentes.
A sessão inicia às 15h no auditório do Centro de Artes e como de costume, a entrada é gratuita.

O que? Cineclube Zero 3, com a exibição de Morro do Céu
Quando: 15 de outubro (sábado)
Local e horário: Auditório do Centro de Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 - Porto, às 15 horas.

Entrada gratuita.

sábado, 8 de outubro de 2011

'Os Famosos e os Duendes da Morte' dá continuidade ao ciclo A Juventude no Cinema Brasileiro no Zero 3

Os Famosos e os Duendes da Morte (2009) será o segundo filme do ciclo A Juventude no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Já exibido pelo Zero 3 no ano de 2010, o filme de Esmir Filho (diretor conhecido pelo curta Tapa na Pantera), será retomado durante esse ciclo de cinema nacional no próximo sábado, dia 08 de outubro.
O filme fala sobre um garoto de dezesseis anos que é fã de Bob Dylan e que acessa o mundo através da internet, enquanto vê seus dias passarem em uma pequena cidade alemã no interior do Rio Grande do Sul. A chegada de figuras misteriosas na cidade traz lembranças do passado e o leva para um mundo além da realidade.
A sessão começa às 15 horas, no auditório do Centro de Artes. A entrada é gratuita.

Para mais informações sobre o ciclo, acesse o blog do Cineclube Zero 3: http://iad.ufpel.edu.br/cineclube/
 
O que? Cineclube Zero 3, com a exibição de Os Famosos e os Duendes da Morte
Quando: 08 de outubro (sábado)
Local e horário: Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15 horas.
 
Entrada gratuita.