quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Juventude no Cinema Brasileiro é o novo ciclo do Cineclube Zero 3

Depois do ciclo de cinema sul-coreano, o Cineclube Zero 3 sai do oriente e vai ao encontro do cinema nacional. Com o ciclo A Juventude no Cinema Brasileiro Contemporâneo, o cineclube busca mais que exibir filmes da safra recente do cinema nacional e alguns títulos de difícil acesso. O objetivo maior é trazer um pouco do retrato que vem sendo criado sobre a juventude brasileira e também do nosso cinema.
O primeiro filme a ser exibido é Antes que o Mundo Acabe, da cineasta gaúcha Ana Luiza Azevedo (da Casa de Cinema de Porto Alegre). O ciclo será composto por cinco filmes, incluindo um documentário. Além disso, durante o mês, serão feitos sorteios de brindes relacionados a cinema entre os presentes nas sessões.

Antes que o Mundo Acabe conta a história de Daniel, um adolescente que ao se deparar com alguns problemas, começa a fazer escolhas e descobre que o mundo é muito maior do que ele pensa. O filme será exibido no sábado, dia 1º de outubro, no auditório do Centro de Artes. A sessão começa às 15 horas e a entrada é gratuita.



Para mais informações sobre o ciclo, acesse o blog do Cineclube Zero 3: http://iad.ufpel.edu.br/cineclube/


O que? Cineclube Zero 3, com a exibição de Antes que o Mundo Acabe.
Quando: 01 de outubro

Local e horário: Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15 horas.

Entrada gratuita.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lançamento: revista ORSON

Será lançada nesta quarta-feira, dia 21, a primeira edição da revista eletrônica ORSON, que pode ser lida através do site http://orson.ufpel.edu.br, com possibilidade de download no formato pdf de toda edição.

A publicação, com periodicidade semestral, é uma iniciativa dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e tem como objetivo criar na internet um espaço de divulgação e reflexão em torno do audiovisual, reunindo convidados, em sua maioria docentes e discentes tanto ligados à UFPel quanto a outras universidades, através de artigos inéditos. Com isso, a ORSON  imprime um conceito de diversidade de pensamento, que se estende à valorização de toda e qualquer obra audiovisual, produzida em qualquer dispositivo, para ser veiculada em qualquer meio.

Pelo sumário da edição, é possível vislumbrar essa diversidade: de Orson Welles a Lisandro Alonso, de Stanley Kubrick a Gustavo Spolidoro, do cinema silencioso, à animação gaúcha e à videoarte. E como entendemos que a literatura será sempre a fonte maior e mais sagrada de informação e reflexão, apresentamos também uma seção de resenha de livros que abordam o audiovisual, tratando desde a encenação, passando pelo som até à crítica de cinema.

Por fim, por que o nome ORSON? Se para muitos são dispensáveis as explicações, para outros, como os alunos de cinema recém começando a vida acadêmica, vale lembrar que Orson Welles é o pai do cinema moderno, nas palavras de um dos grandes especialistas na sua obra, Youssef Ishaghpour.  Quando Orson Welles morreu, em 10 de outubro de 1985, no dia seguinte a capa do jornal francês Libération estampava a manchete: “LE GEANT” e logo abaixo, o jornal trazia: Orson Welles a été retrouvé mort hier dans sa residende d’Hollywood. Enfant prodige avant de devenir artiste prodige, mystificateur radiophonique, acteur shakespearien, promoteur de projets jamais réalisés et de films qui restent parmi les plus grands. 

Texto simples que dispensa  tradução, o Libération disse nas entrelinhas que Orson Welles foi gigante  porque entendeu o cinema em suas múltiplas linguagens ao realizar o insuperável Cidadão Kane. Gigante porque só tinha 25 anos quando realizou esta obra; gigante porque o seu primeiro filme é tido como o melhor de todos os tempos, gigante porque expôs como ninguém a relação entre o poder e a lei em A Marca da Maldade; gigante porque concebeu F For Fake, um documentário que de tão falso esgota a discussão em torno do que pode ser considerado fato e ficção em um filme. Gigante porque continua a produzir o brilho nos olhos de todos aqueles que amam o cinema, sejam da academia, ou  longe dela.

O que: Lançamento da revista ORSON 
Onde: Centro de Artes da UFPel (Alberto Rosa, 62 - Pelotas)  - http://orson.ufpel.edu.br 
Quando: dia 21 de setembro, quarta-feira,  das 17h às 19h

Orson nas redes sociais: facebook.com/revistaorson -  twitter.com/revistaorson

Poesia será exibido no Cineclube Zero 3

Poesia, do diretor Lee Chang-dong, é o último filme do ciclo de cinema sul-coreano no Cineclube Zero 3 e será exibido neste sábado, 24 de setembro.
Lançado em 2010, Poesia conta a história de Mija, uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora. Um dia, ela entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa ao observar a beleza do cotidiano e as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginava.

O quê? Cineclube Zero 3, com a exibição de Poesia.
Quando: 24 de setembro
Local e horário: Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15 horas.

Entrada gratuita.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"Mother" é o terceiro filme do ciclo de cinema sul-coreano no Zero 3


Continuando com o ciclo de cinema sul-coreano no Cineclube Zero 3, o terceiro filme asiático que será exibido neste sábado (17) é o Mother – A busca pela verdade, dirigido por Bong Joon-ho e lançado no ano de 2009. O filme conta a história de uma mãe que tenta desesperadamente encontrar o homem que incriminou o filho pelo assassinato que cometeu.
A sessão começa às 15h, no auditório do Centro das Artes. A entrada é gratuita.

O quê? Cineclube Zero3, com exibição de filmes.
Quando? 17 de setembro
Local e horário? Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15 horas.

Entrada Gratuita.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

'O Caçador' será exibido no Cineclube Zero 3

Setembro é mês de cinema sul-coreano no Cineclube Zero 3. O segundo filme do ciclo, que será exibido no sábado, dia 10 de setembro, é O Caçador, lançado no ano de 2008 e dirigido por Hong-jin Na.
Quanto ao enredo: Ex-policial que agora vive como cafetão passa a perseguir o responsável pelo desaparecimento de várias de suas garotas de programa.O filme será exibido no Centro das Artes, neste sábado, a partir das 15 horas. A entrada é gratuita.
 
O quê? Cineclube Zero3, com exibição de filmes.
Quando: 10 de setembro
Local e horário: Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15 horas.

Entrada Gratuita.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

'Sede de Sangue' abre o Cilo Sul-Coreano no Zero 3

A partir desse sábado, o Cineclube Zero 3 inicia mais um ciclo de filmes, tendo como temática o cinema Sul-coreano, considerado uma das melhores cinematografias emergentes da atualidade. Serão exibidos um total de 4 filmes, um a cada sábado do mês. A exibição de abertura será com o filme: Sede de Sangue, de Chan-Wook Park (mesmo diretor de Old Boy). Na história, um padre ajuda na concepção de uma vacina para um virose desconhecida, até que é infectado e morre. Porém numa tentativa de salvá-lo, é feita uma transfusão de sangue de origem desconhecida e ele, milagrosamente, retorna a vida. Porém o sangue o transforma em vampiro. A sessão ocorre no auditório do Centro de Artes (Alberto Rosa, 62 - ex-IAD) a partir das 15h e a entrada é gratuita.

O quê? Cineclube Zero3, com exibição de filmes.
Quando: 03 de setembro
Local e horário: Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15 horas.
Entrada Gratuita